![]() |
|
|||
|
Olá amigos,
Creio que os processos de criação dos filmes de animação estão intimamente ligados ás grandes produções e lançamentos de games, pois em essência, têem o mesmo perfil. Os filmes de animação são o xodó da indústria cinematográfica nos últimos tempos. Gente que manja de CGI (Computer-generated imagery) tem conseguido cada vez mais espaço em Hollywood, que o diga Carlos Saldanha, brasileiro que ajudou a criar e dirigir filmes como A Era do Gelo e Robôs. O primeiro longa de animação totalmente feita com CGI foi o desenho Toy Story. Desde então, não páram de surgir novos (e bons) filmes de animação, cada vez menos infantis. E como funciona a produção de uma animação? Que trabalho há por trás desses desenhos? Qual a seqüência que um filme é produzido? Vamos ver como foi feito passo-a-passo o filme Monstros S.A. para que você tenha uma noção: 1) Benchmarking ![]() O autor de uma idéia primeiramente debate-a com outros colegas, tentando agregar o máximo de sugestões possíveis para viabilizar o filme, verificando se é possível e se atrai audiência. 2) Rascunho ![]() Depois da troca de idéias, é feito um rascunho que mostra sobre o que se trata o filme. Este rascunho servirá tanto para o roteiro como para o storyboard. 3) Storyboards ![]() O storyboard é como se fosse uma história em quadrinhos, onde se conta toda a história, planejando-se o cenário e os diálogos dos personagens. São feitos vários storyboards, onde cada um ganha um roteiro. 4) Voz ![]() Você achava que primeiro fazia o desenho para depois colocar a voz? Na-na-não! Primeiro os desenvolvedores do filme fazem um “rascunho dos diálogos”. Depois, os atores responsáveis pelos personagens gravam suas falas e um estúdio baseado nestes “rascunhos”, geralmente precisando gravar a mesma fala várias vezes, onde as melhores são selecionadas. 5) Passando para o computador ![]() É chegada a hora de jogar os desenhos da storyboard para o computador, digitalizando-os e colocando em seqüência, ficando próximo de como o filme vai ficar ao final do processo. 6) Os artistas são convocados ![]() É chegada a hora de os designers darem o ar de sua graça. Eles são convocados para desenhar os personagens, as locações, os ambientes e paisagens do filme, dando cores a eles. 7) Modelagem ![]() Nesta fase são feitos bonecos reais dos personagens esculpidos à mão, assim como as maquetes dos sets de filmagem. Posteriormente, estes modelos serão também modelados em 3D no computador. Um personagem pode chegar a ter 100 modelos diferentes para a o seu rosto! Também são desenhados em 3D os ambientes do filme, objetos e paisagens. 8) Simulação de câmera ![]() Sim, a posição da câmera também deve ser simulada, e cada cena é capturada de vários ângulos, de forma a se escolher os melhores. 9) Movimento ![]() Enfim, eles se movimentam. Mexem, remexem, definem expressões, características… tudo isso graças a um software próprio para isso. Os movimentos são coreografados e ajustados pelos animadores. 10) Texturas e cores ![]() Agora são adicionadas texturas, como pêlos, pele, cabelos, fluidos… as sombras também são adicionadas, acompanhando o ritmo de movimento de personagens e objetos. 11) Luzes ![]() Baseado nos desenhos dos designers, é adicionada a iluminação (brilho, contraste) adequada às cenas e ao ambiente. 12) Renderização ![]() Renderização é transformar todas estas informações (ambiente, cor, luzes, movimento, etc) em um único quadro de filme. Para isso, é exigido um computador bem potente para processar tantas informações. Para você ter uma idéia, cada quadro de filme corresponde a 1/24 segundos do filme e leva entre 6 e 9 horas para ficar pronta! 13) Toque final ![]() Para finalizar, são adicionados os sons, músicas, vozes e efeitos especiais. Depois o filme é gravado e vai para os cinemas, onde todos podemos ver e curtir. Saudações Lairmor |
|
|
|||
|
Caramba tópico muito bom!!
Pense num assunto que eu viajo.... Se eu me desse bem com design e essas paradas de desenhos... pense numa area que eu iria atras... Acho muito massa mesmo...hehehehhe Abraço!
|
interessante. realmente é mto trabalhoso, eu mecho com 3D e sei o quanto é preciso se dedicar e ter tempo pra fazer...
|
Bem legal...ainda tô no Google SketchUp, mas um dia chego lá(por hobby mesmo)...
|
![]() |
| Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | |
| Ferramentas do Tópico | |
| Modos de Exibição | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| [FILME] Transformers 2 - Revenge Of The Fallen [OFFICIAL Trailer] HD | Diguiry | Papo Furado | 5 | 02-28-2009 03:45 PM |
| Far Cry o Filme! | AleMa0 | Papo Furado | 7 | 02-17-2009 01:19 AM |
| MAX PAYNE o filme finalmente está pronto! | Skywalker | Últimas Notícias | 2 | 08-30-2008 02:20 AM |
| Animação: Levante-se | BeGOD | Papo Furado | 3 | 06-24-2008 11:19 PM |
| Mostra 'Star Wars' traz naves e fantasias originais usados no filme em SP | Skywalker | Últimas Notícias | 3 | 03-05-2008 01:44 PM |