NVmania - Maníacos por games e tecnologia!  

Voltar   NVmania - Maníacos por games e tecnologia! > Bate-papo e Debates > Debates

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Modos de Exibição
  #1 (permalink)  
Antigo 01-13-2010, 05:32 PM
Colaborador

Localização: Entre a Cadeira e o Teclado, RS / Entre a Cama e o Notebook, RS
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Rhob
Unhappy Braziu: Um país de frustrações

Galera, hoje está (finalmente) chegando ao fim a primeira parte de um problema que eu e minah irmã estamos tendo com a (falta de) inteligência do governo brasileiro e da receita federal, com um notebook HP.
Vou detalhar todo o caso, até o momento, abaixo:

Minha irmã é fotógrafa, e comprou um notebook HP para poder trabalhar nele, ao mesmo tempo que pudesse aproveitar a mobilidade do computador em viagens.

Comprou um HP modelo Pavillion DV4-1120br, no Carrefour, por R$1.807,90. Nota fiscal, desconto (preço original era R$1.998), tudo certinho, para não haver problemas.

Em pouco menos de 2 meses, o notebook começou a apresentar um barulho no cooler, quando este atingia uma rotação elevada. Ao invés de simplesmente levar numa autorizada, minha irmã resolveu ir pelo caminho mais fácil: comprou uma (ou melhor, roubou a minha) base de refrigeração para notebooks. Eu avisei pra ela, mas ela achou melhor assim.

Entretanto, à cerca de 3 meses, ela embarcou pra Europa, a fim de realizar os tramites legais para obtenção da dupla cidadania. Como é inverno no hemisfério norte, e ela levou a base junto com o notebook, ela e eu achamos que não haveriam problemas. Na época de natal, ela me ligou pra avisar que o notebook simplesmente parou de funcionar. Não ligava mais... (lá vai eu, procurar uma lan house na praia pra tentar dar 'suporte' remoto...)

Como minha irmã é tão paciente como um leão que não come à 5 dias, ela também entrou em contato com meu primo. Ao chegar numa lan house, descubro que um amigo dela lá, está tentando acessar os dados no HD dela via uma distribuição Linux livecd (a distro usada foi a do GParted), com instruções do meu primo. Como eu fiquei online, e meu primo não tem muita paciência também (mal de família), ele foi jogar PS3 enquanto eu tentava descobrir oq tinham feito até agora, e oq poderia ser feito.
O resultado foi: o Windows Vista, que antes não terminava de carregar, simplesmente desapareceu. Não acessava mais a opção de reparação da instalação na partição de recuperação da HP, nem nada. Conversando com meu primo, ele comenta que não passou da fase "montar as partições" no linux, e que tudo estava sendo executado em modo somente leitura. Entrou a idéia de erro no HD do notebook.
Após algumas tentativas de rodar ferramentas de recuperação de setores defeituosos no HD, eu consigo orientá-los a bootar uma imagem livecd do WindowsXP (via Hirens Boot CD), para ao menos copiar os dados dela, e depois tocar o notebook na parede, se fosse o caso. Nesse momento, descubro que a partição do Windows Vista está com 93Mb ocupados, e todo o resto dos 160Gb livres. A única solução cabível que me veio à cabeça foi dizer "embala o notebook e manda pra mim, que eu tento recuperar os dados".

>>Ao sair do Brasil, minha irmã levou uma camera digital Canon Rebel XSI e o notebook. Seguindo informações da atendente no posto da receita federal do aeroporto, o notebook não precisava ser declarado, pois fora fabricado no Brasil e não sofreria taxa de importação num possível retorno ao país. <<

Então ela pagou 85 euros para enviar o notebook para mim. Quase duas semanas depois (ontem), recebo a ligação da UPS, empresa responsável pela entrega da encomenda, para confirmar a presença no local de entrega. Também sou informado que a encomenda tem R$1.400 em impostos. Isso mesmo, MIL E QUATROCENTOS REAIS EM IMPOSTOS.

Pra quem acompanhou até aqui, o notebook, fabricado no Brasil, de R$1.800 foi taxado com imposto de importação de 60% sobre um valor de aproximadamente R$2.350,00.

Nesse momento estou começando as tentativas de recuperar os dados que minha irmã tinha no HD do notebook. aos que leram todo esse meu desabafo, meus agradecimentos.

**DEPOIS NÃO SABEM PORQUE TANTA GENTE SONEGA IMPOSTO NESSE PAÍS DE CORRUPTOS!**
AMD X2 5400+ | Gigabyte GAM57SLI-S4 | 4x1GB DDR2-800 Kingston | MSI GTS450 OC 512 GDDR5 | 2x Seagate Barracuda 7200.12 1Tb RAID-0 | Creative SoundBlaster Audigy (now dead ) | Creative Inspire A200 2.1
http://www.speedtest.net/result/892684741.png
Responder com Citação
  #2 (permalink)  
Antigo 01-13-2010, 06:16 PM
Padrão

o cara da RF só disse que seria esse o procedimento? como era o ambiente, haviam mais pessoas? eles tem esse procedimento por escrito ou no site deles?

pois me parece simples, se o cara disse que não pagaria, vc ira ver na legislação onde esta descrito isso, de uma pesquisada.

se realmente a informação estiver sido dada erroneamente daí fica difícil, melhor falar com um bom advogado.

Asus F5SL // Sony T-500 // Nokia 5800 XM

Responder com Citação
  #3 (permalink)  
Antigo 01-13-2010, 06:18 PM
out of service

Padrão

Vc pagou os R$1.400 em impostos? que sacanagem.

Te desejo boa sorte ai na recuperação dos dados!

O próximo capítulo dessa história deve ser com a assistencia da HP..
Core 2 Duo E8400 3Ghz | Cooler Master Vortex 752 | Gigabyte EP43-DS3L | XFX ATI HD 5670 1G [VENDENDO] | OCZ Titanium 2GB DDR2-800 CL4 | Seagate 1 TB | Corsair VX-450W | Samsung P2470HN | Windows 7 Professional 64 bits
Responder com Citação
  #4 (permalink)  
Antigo 01-13-2010, 08:34 PM
Colaborador

Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Faisca Ver Post
Vc pagou os R$1.400 em impostos? que sacanagem.

Te desejo boa sorte ai na recuperação dos dados!

O próximo capítulo dessa história deve ser com a assistencia da HP..
Poiseh, tive que pagar né...

Sim, a próxima parte é com a assistência, pq além do HD problemático, o notebook tá esquentando muito...
AMD X2 5400+ | Gigabyte GAM57SLI-S4 | 4x1GB DDR2-800 Kingston | MSI GTS450 OC 512 GDDR5 | 2x Seagate Barracuda 7200.12 1Tb RAID-0 | Creative SoundBlaster Audigy (now dead ) | Creative Inspire A200 2.1
Responder com Citação
  #5 (permalink)  
Antigo 01-14-2010, 12:13 AM
Gamermaníaco

Padrão

Putz, eu nem sei o que faria numa situação dessa, é ladroagem na cara dura um negócio desse, esse nosso Brasil é uma vergonha mesmo!! Meus Deus, abençoa esses políticos!!
PC = i7_920 + CM V8 // Asus P6T Deluxe // Sound Blaster X-Fi Elite Pro + Leadership Gamer // XFX GTX 285 Black // Ocz Gold 6GB DDR3 1600 // W7 Ultimate 64x // 2 x Samsung 320GB + 500GB + Seagate 1TB .12 // Seventeam 850W // CM Stacker 830 Nvidia Edition (VENDO R$ 450,00) // 7 x Fan120mm Zalman c/LED Verde // Multicontrolador Fan Zalman ZM-MFC2 // Samsung T220 Blue LCD 22''
Responder com Citação
  #6 (permalink)  
Antigo 01-14-2010, 01:42 PM
membro atuante

Padrão

aff kra... nao acredito...
Responder com Citação
  #7 (permalink)  
Antigo 01-14-2010, 02:17 PM

Padrão

vc devia ter pedido uma reclassificação do imposto =/
Used, abused without clues
I refused to blow a fuse
They even had it on the news
Don`t believe the hype ... "
Responder com Citação
  #8 (permalink)  
Antigo 01-14-2010, 03:59 PM
membro atuante

Padrão

O seu maior erro foi ter pagado isso. Você vai morrer contestando e não vão te devolver nunca.

O mal de mandar por essas empresas é isso, esse "desembaraço" que eles oferecem sempre tem uma treta com algum fiscal. Encomenda enviada pelo USPS fica 30 dias na receita, encomenta pela UPS, DHL ou Fedex fica 2 dias, tem ou não tem treta??

Você deveria ter recusado o recebimento, alegar que o notebook é nacional, que saiu e tava reentrando e pronto, o máximo que fariam é mandar de volta pra ela.

Se pagou, agora é tarde, consulte eum advogado, mas já te adianto que não tem como não, a não ser que na NF brasileira da compra tenha o número de série, seria o único comprovante da compra dele aqui, já que ela não delcarou ele como bagagem acompanhada (outro erro a meu ver), mesmo não sendo necessário.
i7 980X watercooled/ Asus Rampage III Extreme watercooled/ 6GB Corsair Dominator GT DDR3-2000 CL7/ 3x Gigabyte GTX580/ SSD Crucial C300 128GB+ 300GB VelociRaptor+ 4 Seagates (2x 500GB .12 raid 0+ 1TB .12 32MB + 3TB 32MB/ Enermax Galaxy Evo 1250W/ Corsair Obsidian 800D/ Dell U2711 27"
Responder com Citação
  #9 (permalink)  
Antigo 01-14-2010, 09:18 PM
Colaborador

Padrão

Citação:
Postado Originalmente por WCRF Ver Post
O seu maior erro foi ter pagado isso. Você vai morrer contestando e não vão te devolver nunca.

O mal de mandar por essas empresas é isso, esse "desembaraço" que eles oferecem sempre tem uma treta com algum fiscal. Encomenda enviada pelo USPS fica 30 dias na receita, encomenta pela UPS, DHL ou Fedex fica 2 dias, tem ou não tem treta??

Você deveria ter recusado o recebimento, alegar que o notebook é nacional, que saiu e tava reentrando e pronto, o máximo que fariam é mandar de volta pra ela.

Se pagou, agora é tarde, consulte eum advogado, mas já te adianto que não tem como não, a não ser que na NF brasileira da compra tenha o número de série, seria o único comprovante da compra dele aqui, já que ela não delcarou ele como bagagem acompanhada (outro erro a meu ver), mesmo não sendo necessário.
Então, o problema é que minha irmã enviou pelo correio italiano. Eu pensei que o próprio 'Correios' brasileiro q ia entregar na minha casa.
Eu tentei alegar isso, o notebook é nacional, tem nota fiscal, DEFEITO, tava tudo declarado no envio, mas a atendente da UPS disse q tinha imposto do mesmo jeito.

Depois, conversando com meu pai, que foi quem recebeu o notebook no fim das contas, ele disse que alegaram a "forma que ela enviou" para aplicar a taxação...
A nota não tem o número de série... E ela não declarou na saída pq a atendente do posto da Receita Federal no aeroporto insistiu que não era necessário, por ter o selo de "produzido na zona franca de manaus", já que meu pai tava insistindo que precisava sim, que um amigo dele ficou com o notebook retido um mês numa viagem pq não havia declarado (embora esse não teve q pagar o imposto...)

Não sei se a gente vai atrás de advogado pra tentar reaver esse dinheiro, mas só sei que se a assistência da HP não trocar o notebook depois q eu terminar de recuperar os dados eu vou matar um!

Bom, fica a experiência: qualquer viagem internacional que vcs fizerem, declarem até o relógio de pulso ou o barbeador elétrico, pra não ter dessas "surpresas" na volta...
Responder com Citação
Resposta

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Posts