![]() |
|
||||
|
Bom pessoal, esse é o meu novo computador e abaixo vou descrever um pouco sobre ele para que, se alguém tiver interesse em algo parecido, possa ter um ponto de partida.
Configuração: Gabinete: Coolermaster CM 690 Placa mãe: Asus P5Q-E Processador: Intel Q9300 Memórias: 2GB OCZ Reaper 1066mhz GPU: 2x ATI HD4850 512MB Discos: 1.5 TB Seagate, 2X 750GB Samsung, 750GB Seagate, 80GB Seagate (atualizado). Leitor óptico: LG DVD-RW Fonte: Satellite SL-X1000 Na verdade esse projeto aqui é um upgrade em relação a outro tópico que postei anteriormente. (Veja aqui.) Bem, vamos por partes . Gabinete Escolhi o CM 690 da Coolermaster pois achei que era um bom custo/beneficio e também porque atendia às minhas necessidades. Quais necessidades? Gabinete discreto, boa ventilação, bom tamanho geral, HDs posicionados lateralmente e preço acessível. Custando 409,00 reais, esse modelo atendeu às minhas necessidades e disponibilidade financeira. Algumas fotos do modelo: ![]() Frente ![]() Coolers superiores ![]() Interior Gostei muito do gabinete. Aparenta ser forte e bem resistente, tem ótimo acabamento e ótima ventilação. A posição dos HDs é nota mil, para não ficar somente no dez. Todos os cabos de conexão dos HDs ficam escondidos, deixando um ar de organização. Ali na foto, existem 4 HDs sata e não existe bagunça alguma. ![]() HD Frente ![]() HD Fundo Gostei bastante da posição da fonte, ajuda muito na hora de organizar os cabos e, como a fonte puxa o ar direto do ambiente externo, ajuda a diminuir o aquecimento da mesma. ![]() Local da fonte Ao lado da fonte, existe um local para utilizar um cooler fan de 140 mm junto com uma tela para evitar entrada de poeira, mas infelizmente, esse espaço torna-se insuficiente caso você possua uma fonte grande (meu caso). Tive de retirar a tela contra poeira e colocar um fan de 120 mm, que foi o de tamanho máximo que coube juntamente com a fonte. Achei pequeno o espaço, pois fontes mais potentes já não caberiam naquele espaço, não somente a minha. Porém, nem tudo são flores, esse gabinete é consideravelmente pesado (10Kg) e é muito difícil retirar o painel frontal do mesmo (não consegui mas não quis forçar muito). Placa mãe Utilizdo a Asus P5Q-E e, conforme comentei em no outro tópico, as minhas necessidades para esse hardware era principalmente o chipset P45 para que eu pudesse utilizar as placas de vídeo em crossfire sem ter perda de desempenho. Fora isso, alguns detalhes que também achei necessário ou interessante: 3 Slots PCI-e – sendo 2 PCI-E 2.0 a x16, mas trabalhando em crossfireX a x8 e 1 PCI-E x16, com link máximo a x4. O terceiro slot PCI-e provavelmente eu nunca irei usar, mas é legal vê-lo na placa.6 Portas SATA – Com suporte aos RAID 0, 1, 5, 10. Na minha antiga placa já contava com essa mesma quantidade e, quem usa muito HD´s igual a mim, sabe que elas são de extrema importância. Existem mais 2 portas sata interna e 1 externa para EZ backup e sata on-the-go. 2 Portas Gigabit LAN – Quem curte participar de LAN Parties sabe também que isso é bastante aproveitado. Porta PS2 mouse/teclado - A placa mãe possui apenas uma porta PS2, porém pela primeira vez eu vi essa porta dando suporte tanto ao mouse quanto ao teclado. Interessante né? Algumas fotos: Processador Modelo: Core 2 Quad Q9300 Velocidade: 2.50GHz Socket: LGA775 Núcleo: Yorkfield Processo de fabricação: 45nm Cache: L1: 2 x 32KB + 32KB L2: 2 x 3MB Setando o FSB a 467mhz na placa mãe e multiplicando por 7,5x (CPU) estou trabalhando diariamente na faixa dos 3,5GHZ. Para tal, tive de colocar o vcore em 1,38v e estou conseguindo manter as temperaturas na casa dos 52 graus por núcleo e, em full, fica abaixo dos 65 graus. Cooler Modelo Super Flower Ice Cube SF-901 como comentei acima. Não é um super cooler mas me atende bem pelo custo que tive com ele (89,00). Conforme havia lido no tópico do nosso amigo Cophard (clique aqui), fiz um processo de lapidação da base desse cooler. Não ficou um super trabalho igual ao do Cophard, mas mesmo assim gostei do resultado. Realmente, após lixar a base com as lixas 400, 600, 1200, 1500 e 2000 (nessa seqüência) ficou muito lisa a mesma. Impressionante como a gente não percebe o quanto a base era áspera anteriormente. ![]() Cooler antes ![]() Cooler depois Memórias 2 x 1GB OCZ Reaper 1066mhz HPC OCZ2RPR10661G Cas Latency: 5 Timing: 5-5-5-15 ![]() Estou usando os pentes overclocados, trabalhando a 1120mhz e 2.0v. Esses pentes de memória podem chegar até a 2.3v, então penso não estar forçando muito. Eles possuem dessipadores (passivos) de calor para evitar grande aquecimento do pente. Ótimas memórias, mas com preço um pouco salgado. Graças ao amigo Skywalker que me fez um preço camarada, pude adquirir esse produto. Placa de vídeo Duas ATI HD 4850 512MB ligadas em crossfire, sendo uma da Saphire e outra da Powercolor. ![]() ![]() Não tive problemas algum em relação à incompatibilidade e/ou outras bobeiras do gênero. Tive apenas de ligá-las e reinstalar o driver catalyst 9.1. Antes de reinstalar o driver estava dando muitos artefatos na tela ao rodar o 3dmark, por isso penso que o mais recomendado seja reinstalar o driver mesmo. A placa da Saphire estava esquentando um pouco, então retirei o cooler e troquei a pasta térmica original pela Artic Silver 5. Baixou mais de 10 graus de temperatura, penso que a pastar térmica anterior já estava passando da hora de ser renovada. Mesmo assim, a placa da Powercolor trabalha a temperaturas mais baixas que a Saphire, cerca de 5 graus e também rende uma miséria a mais nos testes do 3dmark (06 e vantage), mas nada que seja relevante. Em relação aos testes entre a 4850 em single e em crossfire, deixo as imagens abaixo para vocês conferirem as pontuações obtidas no 3dmark 06 e vantage. ![]() 3dmark 06 – Single ![]() 3dmark 06 – Crossfire ![]() 3dmark vantage – Single ![]() 3dmark vantage – Crossfire O que me levou a fazer o crossfire não foi nem o rendimento final, mas sim a questão de querer fazer. Nunca trabalhei com mais de uma placa de vídeo e sempre tive vontade (mas não dinheiro). Então isso ai é como se fosse a realização de um desejo pessoal . Disco Rígido Estou usando no momento os 5 HDs descritos abaixo: 2 X Samsung 750GB interface sata 2 e 32MB de buffer, configurados em RAID-0 e instalado o S.O. HD753LJ (S13UJ1KQ418799) e HD753LJ (S13UJ1FPC00716); Seagate 1.5TB interface sata 2 e 32MB de buffer ST380817AS (4MR2B02A); Seagate750GB interface sata 2 e 16MB de buffer ST3750630AS (3QK031ED); Seagate 80GB interface Sata 1 e 8MB de buffer ST380817AS (4MR2B02A). Utilizo os dois samsungs configurados em RAID 0, aumentando assim a velocidade de acesso e gravação geral mas como consequencia, tem o aumento do risco da perda dos arquivos caso um dos discos chegue a falhar .São aproximadamente 3.8TB de espaço . Gosto muito de guardar todo tipo de arquivo que é disponibilizado na internet e por isso o espaço não é tão grande quanto aparenta. Já tenho interesse em aumenta-lo assim que possivel.Fonte Fonte: Satellite SL-X1000 ![]() Fonte ![]() Cooler fonte ![]() Especificações Anteriormente eu usava o modelo SL-8600 da própria satellite. Nunca tive problemas com ela então, quando surgiu a oportunidade, fiz um upgrade para o modelo SL-X1000, que como o próprio nome diz, possui 1.000W. Ela esta segurando o consumo das duas placas de vídeo e não esquenta, não faz barulho, não fala mal de ninguém (hehehe) e ainda por cima é muito bonita. Essa fonte possui um bom custo beneficio. Ela possui dois cabos pci-e de 6 pinos, que são os necessários para ligar as duas placas que tenho mas, infelizmente, ela não possui nenhum pci-e de 8 pinos impossibilitando conectar placas que exigem esse plug. Concluindo o projeto Bom pessoal, abaixo a foto do computador todo montado. ![]() Lateral organizada Aqui podemos ver como ficou a parte organizada, que é o lado que todo mundo mostra. Cabos organizado (que ajuda na circulação de ar), placas instaladas, HDs organizados, tudo conforme manda o figurino. Mas temos de lembrar que todo cooler tem um cabo de energia, todo HD também tem e por ai vai. Em conseqüência disso, a figura abaixo mostra o lado que ninguém comenta nunca. ![]() Lateral bagunçada E por fim, vemos o gabinete em funcionamento. ![]() É isso ai pessoal, abraços a todos e espero que tenham gostado.
PC do Noda = Core i7 920 - Rampage II Extreme - 6GB Corsair XMS3 - 2x 750GB HD Samsumg(Raid0) - 3x 1.5TB HD - 4870x2 2GB - Satellite SL-X1000 - Coolermaster CM690 - TV 32" LG Full HD. Notebook Philco PHN 15008. N95 8GB. http://img230.imageshack.us/img230/7...niateamkg4.png |
|
||||
|
Citação:
PC do Noda = Core i7 920 - Rampage II Extreme - 6GB Corsair XMS3 - 2x 750GB HD Samsumg(Raid0) - 3x 1.5TB HD - 4870x2 2GB - Satellite SL-X1000 - Coolermaster CM690 - TV 32" LG Full HD. Notebook Philco PHN 15008. N95 8GB. http://img230.imageshack.us/img230/7...niateamkg4.png |
|
||||
|
Grande Nodão, fiquei sabendo que voce ja ta querendo fazer uma ventilação extra no seu gabinete com uma furadeira, hehe!!!!
Brincadeira amigão, show de bola seu pc, ta faltando mesmo uma janela com acrilico nessa lateral pra mostrar o hardware, faz que vc não vai se arrepender.
CPU INTEL I5-750 @4.0 Ghz ,COOLER NOCTUA NH-U12P,MOBO ASUS P7P55D, MEMORIA CORSAIR XMS3 1600 4GB, 3 HDS SEAGATE 7200RPM 500GB,VGA ATI HD5870, MOUSE CYBORG RAT 7,TECLADO Logitech G11, MANCHE SAITEK X52 ,3 MONITORES LG FLATRON W2353V 23" CONFIG. EYEFINITY ATI, GABINETE THERMALTAKE G ELEMENT G MOD, SPEAKER LOGITECH G51, CONTROLE XBOX360 WIRELLES. |
|
|||
|
Uia, noda ta apavorando, gostei desse gabinete ae, tb tava precisando trocar meu gabinete, para dar um jeito no meus HD tenho 6 HD, 4 na maquina da um total de 2,25TB e tem mais 750gb fora quero deixar eles perfeitinhos e bem aconchegados com uma boa refrigeração... mas claro q so iria ligar 4, mas to pensando em deixar com 4 de 750 assim q trocar a placa mãe com mais s-ata por causa do gravador
![]() O que eu mais achei massa no seu gabinete foi a arrumação que vc fez nos cabos, fico perfeito cara, deixar tudo escondido ali atrás mto bom ![]() como nossos amigos já disseram ae em cima, taca 1 latera de acrilico q fica show de bola e se colocar posta fotos!
|
olha só... belo tópico noda, gostei de ver
pczão topo de linha sem dúvidas, aguenta muito tempo ainda. se quizer chegar nos 20k no 2006 talvez de com um pouco de trabalho, posso ajudar. depois comenta sobre o express gate, é show de bola ele
|
Show!!
Noda, tá de parabéns... Cobra quanto pra organizar os cabos assim aqui no meu pc? Ah, quer uma ajudinha pra começar a moddar o case? faz um furo bem no meio da tampa com uma furadeira... Depois disso, duvido vc deixar o furinho alí, enão fazer um janelão em acrílico...
AMD X2 5400+ | Gigabyte GAM57SLI-S4 | 4x1GB DDR2-800 Kingston | MSI GTS450 OC 512 GDDR5 | 2x Seagate Barracuda 7200.12 1Tb RAID-0 | Creative SoundBlaster Audigy (now dead ) | Creative Inspire A200 2.1http://www.speedtest.net/result/892684741.png |
|
|||
|
parabenss nodão!! se merece cara!! hehe vcs viram o mod turco ON,.. lá em cima né??
"não tenho dinheiro rpa comprar essas memorias TOP.. mas o "skywalker" aew me ajudou nessas... hehe vcs nem imaginam como foi a negociação..hehe totalmente turca...eheh só fiz negocio pq eu queria ver ele com essas memorias..eheh senão nem tinah feito! sempre falei pra esse mané que comprar gabinete barato e pequeno é gastar dinheiro 2 vezes!! até que enfim ele me ouviu..hehe esses gabinetes da coolermaster estão sensacionais... pelo que vi ai, é praticamente o mesmo espaço interno do meu Cosmos S!! parabens nodão...alias... pra que os 2 conectores crossfire... não precisa só de 1 não??? pelo que saiba 2 conectores seria no caso só de vc colocar 3 vgas dessas!!
| Tags |
| 4850, cm-690, crossfire, ocz reaper, p5q-e, q9300 |
| Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | |
| Ferramentas do Tópico | |
| Modos de Exibição | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Projeto HEST P | victor sales da cruz | Mods Projetos | 4 | 03-09-2009 07:29 PM |
| Projeto Monolith | Hawk182 | Refrigeração e Overclock | 12 | 01-25-2009 09:19 PM |
| PARABENS AO BRUNO NODA! | Skywalker | Papo Furado | 22 | 11-10-2008 05:15 AM |
| Projeto The Box 2x1 | lukkas2906 | Mods Projetos | 2 | 04-29-2008 06:59 PM |
| Projeto Solarium | ChinChan | Mods Projetos | 4 | 04-20-2008 08:09 AM |