NVmania - Maníacos por games e tecnologia!  

Voltar   NVmania - Maníacos por games e tecnologia! > Sistemas Operacionais > Linux

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Modos de Exibição
  #1 (permalink)  
Antigo 10-20-2008, 02:46 PM

Padrão

KDEmod 4.1.X PARA ARCH LINUX

Hoje vou falar um pouco sobre minha experiência com o KDEmod 4.1 para Arch Linux.

- KDEmod nada mais é que uma customização do KDE oficial para o Arch.

- Atualmente (data de hoje) está na versão 4.1.2

- Tem se mostrado bastante estável, pouquíssimos (senão raros) os bugs... está totalmente utilizável !

- Notei que de várias distros testadas, foi a que melhor se comportou com a questão DPI em fonts, mantendo uma qualidade e tamanhos muitos bons.

- Constantes atualizações, mostram o interesse em resolver o mais rapidamente os bugs e também manter o pacote atualizado.

- Vários efeitos padrões, plasmoids, e ainda conta com um repo extra.

Estou muito contente com essa nova versão do KDEmod... ao contrário do antigo que não me agrada nem um pouco !

Abraços, e até o próximo comentário !

∂αякηιgнт-υχ

感謝
</div>
Responder com Citação
  #2 (permalink)  
Antigo 10-20-2008, 02:47 PM

Padrão

QUAL A MELHOR DISTRO ?

Essa deve ser a pergunta mais popular para quem está no meio Linux...

A grande maioria dos novos linuxers, que vem do Windows e estão acostumado com apenas uma alternativa, com excessão de novas versões do Sistema... ficam na dúvida sobre qual distro utilizar.

Quando iniciei em Linux, em 2004, essa dúvida chegou a me assombrar mas não de uma forma avassaladora como é hoje, pois as opções eram menores e a diferença entre as distros, pouco significativas.

Atualmente a variedade é enorme !!!!

Manuais, automáticas, semi-prontas, facilitadas... rotulem como quiser cada distro, porém, a base de todas é a mesma, as árvores de diretórios muito parecidas, com algumas pequenas diferenças.
Visulamente cada desenvolvedor deixa a aparência mais com a cara de sua distro, mas nada que impossibilite o usuário de modificá-la, ou mesmo de torná-la indêntica a outra distro.

Não existe uma melhor distro para todos, e sim a melhor para o seu uso... sempre analise primeiro qual será a finalidade do seu computador, para já excluir da lista algumas distribuições.

- Se vc é um usuário comum de computador ou já está cansado de quebrar a cabeça configurando as coisas (como eu), pode optar por distros muito simplificadas e que fazem praticamente tudo automaticamente. Nessa lista, cito apenas alguns exemplos: BIG Linux, Kurumin NG, Fedora, Mandriva e família *buntu.

- Se vc já é um usuário mais avançado, ou gosta de se aventurar, aprender sobre o sistema e conhecê-lo a fundo, recomendo algumas distros tais como: Slack, Gentoo, Crux e Arch... entre outras.

- Agora se vc fica no meio termo, das opções acima... que tal um Debian ???

Não importa a distro que vc use... o fato é que até vc se apegar a uma só... terá de testar muitas distros, formatar seu HD milhares de vezes, usar várias distros...

Experimentem sempre... a minha distro padrão é o Arch... mas sempre estou baixando e instalando as novidades !

Abraços, e até o próximo post !

∂αякηιgнт-υχ

感謝
</div>
Responder com Citação
  #3 (permalink)  
Antigo 10-20-2008, 02:47 PM

Padrão

CURIOSIDADE

Curioso... ontem estava testando o OpenSuse 11.0

Tinha em mãos, CD e DVD ... fiz a instalação primeiro por DVD, fui ao Firefox, naveguei em alguns sites, e as fonts/DPI todas corretas.

Resolvi fazer o teste com o CD... e o Firefox ficou com as fontes bagunçadas novamente.

Agora fiquei na curiosidade de saber quel pacote o DVD instala que controla isso, que o CD não instala !

Interessante...

PS.: Lembrando que foi instalação padrão em ambos, e testes sem efetuar atualização ou instalação de pacotes.

Bom final de semana a Todos !!!

∂αякηιgнт-υχ

感謝
</div>
Responder com Citação
  #4 (permalink)  
Antigo 10-20-2008, 02:48 PM

Padrão

VALE A PENA FAZER UM CURSO LINUX ?

Muitos que estão começando a usar Linux, devem se perguntar isso.

Qdo comecei, em 2004, o Linux não era tão simplificado como agora, mas muito mais simples que em 2000 ... porém, com todo meu conhecimento em informática (desde 1980) ainda senti certa dificuldade em iniciar neste novo sistema operacional.

Hoje, os WIKIs, tutoriais, etc... são bem mais vastos na internet, e um bom Google traz 99,5% das respostas às dúvidas que alguém possa ter sobre Linux.

Mas, e quando o uso desse sistema passa a ser profissional ?

Bom... eu fiz curso de LPI 1 e 2 no início de 2005, e não me arrependo nem um pouco do dinheiro gasto com isso, e o retorno foi bem positivo. Avancei em 2 semanas, alguns meses de pesquisa no Google, além de ter aprendido certos macetes para criar servidores Linux.

Bom... se vc está pensando em fazer um curso, analise antes qual será a sua intenção ao usar Linux. A não ser que tenha dinheiro sobrando e seja um fanático por informática, não recomendo cursos para usuários desktops (em casa).
Se a questão profissional entrar na jogada... está esperando o quê ???? Vá correndo !

Bom final de semana a todos !!!

∂αякηιgнт-υχ

感謝
</div>
Responder com Citação
  #5 (permalink)  
Antigo 10-20-2008, 02:48 PM

Padrão

OPENSUSE 11.0

Sabem... comecei com algumas distros Linux mais simplificadas de instalar e configurar. Com o tempo, passei a sentir necessidade de me aventurar mais e aprender mais também.

Passei por distros mais complexas/manuais como Gentoo e Arch... mas chegou um dado momento que me via mais dedicado a configurar meu Linux, do que aproveitar propriamente dito o meu PC.

Poxa... trabalho o dia todo com informática... em casa eu deveria me distrair, me divertir, conversar com amigos, navegar pelos sites... mas, ao invés disso, ficava quebrando a cabeça em casa também. Isso começou a me gerar um stress mental, pois não permitia que minha mente descansasse.

Decidi ser apenas um usuário comum em casa... instalei o Vista, mas ainda sentia falta do seguro e estável Linux.

Optei por testar distros bem simplificadas, como Kurumin, Ubuntu, Kubuntu, entre outras. Só, que sempre fui usuário Gnome até me deparar com o belo e bem feito KDE 4 !

Aí minha busca se virou para distros que possuíssem o KDE 4 como padrão. De preferência a versão 4.1.x que está mais estável, mais bem acabada e bem mais bonita !

Testei várias opções, em sua maioria ainda versões Beta !

Pesquisando no Google, ví que era possível atualizar o KDE 4 padrão no OpenSuSe 11.0 para o KDE 4.1.2. Foi aí que me surpreendi com essa distro, que até então havia me decepcionado em outras versões.

Atualmente Novell e Microsoft tem uma parceria no SuSe, o que a tornou muito bem elaborada, suas ferramentas de configuração são ótimas, acabemento de primeira, sem perder as grandes qualidades do Linux.

Estou muito feliz com essa combinação Vista/OpenSuSe no meu PC !

Recomendo à todos testarem essa distro... e aguardem, que a versão 11.1 com KDE 4.1.2 por padrão já está saindo do forno !!!

∂αякηιgнт-υχ

感謝
</div>
Responder com Citação
  #6 (permalink)  
Antigo 10-20-2008, 02:49 PM

Padrão

"CAUSOS"

Vejo muitos iniciantes em Linux pedindo auxílio em Orkut ou canais IRC, não que eu seja contra, mas não acho a melhor opção para quem está começando nesse mundo do Software Livre.

Infelizmente temos muitos fanboys, que se consideram "H4CK3R5" por usar um Linux. Até entendo defender essa ou aquela distro, eu mesmo já fui assim, meio bitolado e contra o Windows. Hoje passei a ver as coisas por outro ângulo !

Só que nesse tempo em que convivo com o Software Livre, vi muitas pessoas pedindo opiniões e recebendo alguns comandos fatais por pura bagunça dos linuxers.

Onde quero chegar ?

- Procure os WIKIs da distro que vc está usando
- Google... use-o muito ... 90% dos seus problemas podem ser resolvidos por ele
- Jamais execute um comando indicado por alguém, se não souber o que esse comando vai fazer no seu sistema

Faça sempre as coisas com cautela... anote comandos muito utilizados, guarde dicas, faça um arquivo (tutorial) ... isso pode ser útil a vc, e a alguém um dia !

Até mais pessoal ...

∂αякηιgнт-υχ

感謝
</div>
Responder com Citação
  #7 (permalink)  
Antigo 10-25-2008, 04:21 PM

Padrão

LINUX VAI AMADURECER ?

Será que um dia Linux vai amadurecer ?

Sou usuário Linux desde 2004... já trabalhei com Linux... peguei uma época mais difícil desse sistema, mas será que com todas as novidades, ainda é possível trocar Windows pelo Linux ?

Conheço muitas pessoas que dizem que sim... eu mesmo cheguei a ter somente Linux no meu PC por uns tempos, mas parece que quanto mais tentam simplificar o Linux para usuários, mais coisas deixam de funcionar !

Coisas simples, muitas vezes se tornam um martírio, como ver um simples filme em AVI, gravar um CD/DVD, etc !
Obviamente, isso não chega a ser uma regra, mas também não é uma exceção !

Eu mesmo, que trabalho com Informática, decidi que em casa quero ser um mero usuário ! Chegava do serviço para me distrair no PC e passava 3 hs configurando meu Linux, e 10 minutos me divertindo ... CHEGA !

Meu PC em casa é exclusivamente para lazer... e atualmente utilizo um Vista Business x64, que roda perfeito e lisinho ! Uma maravilha... e passei a usar meu PC, e não ser usado por ele.

Aí, vcs vão pensar porque um Coordenador Linux de um fórum vem dizer isso aqui, certo ?

Resposta:

Linux é um excelente sistema operacional... muito seguro, configurável, customizável, bonito.... apesar de se correr riscos de encontrar um aplicativo bugado !
Porém, para quem gosta de fuçar no seu sistema, aprender como ele funciona, criar um servidor, entre outras coisas... Linux é a melhor opção ! Mas se vc só quer usar seu PC como um eletro-doméstico, fique com seu Windows !!!

Afinal para assistir TV, não precisa saber eletrônica !

Abraços...

∂αякηιgнт-υχ

感謝
</div>
Responder com Citação
  #8 (permalink)  
Antigo 01-04-2009, 10:27 PM

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Cigano
Padrão

Cara eu adorei o seus comentarios, a primeira vez que tive contato com Linux foi em meados de 1998 com o saudoso Conectiva mais precisamente o 6.0, mais na época eu sentimuitas dificuldades por usar internet discada, porem eu me arrependo até hoje por não ter ido em frente eu tive um leve retorno em 2005 com a distro brasileira Kurumin do Morimoto depois eu larguei a mão novamente até que um dia cansado dos erros do Windows resolvi cair de cabeça no sistema Linux novamente com Kurumin 6 e hoje estou conseguindo fazer pequenas redes domésticas Linux /Windows e Windows /Linux atualmente eu uso o Debian e Slackware fazendo um Trial-Boot com Windows XP, Eu ainda quero crescer mais ainda estou montando um PC só para testar e usar distros para fazer uma espécie de levantamento e para aprender mais um pouco sobre esse maravilhoso sistema, porem já testei o Arch, Red Hat 3.0(antigão) e o Interprises ultima versão, Mandriva 2007e 2008, Conectiva 10.0 e o Mandrake 8, hoje eu tenho um acervo de unas 15 distros !! Vamos ver aonde eu chego, o que eu tenho de conhecimento sobre linux que é pouco ainda se deve muito aos foruns e pesquisas na internet, eu sou técnico de informatica na área Windows, ainda não executei nenhum trabalho com linux pq o meu conhecimento ainda é para desktop intermediário eu quero fazer uma pequena redes em casa com os Pc que eu possuo dividindo um para firewall outro para servidor de arquivos e outro para servir internet, isso tudo não vai ser a toa pq eu quero aprender mais sobre isso e enriquecer ainda mais o meus estudos sobre comando e modo texto que é de umas coisas que eu gosto desde do antigo MS-DOS do Windows 3.11 !!

Gostei do seu tópico eu pretendo aprender muito ainda com seus tópicos !!

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Posts