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Antigo 08-18-2010, 02:16 PM
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Padrão Exercicios - estrutura de repetição

OLÁ!

ALGUEM PODERIA RESOLVER ESSES EXERCICIOS ?



1.1. Faça um programa que leia um número N, some todos os números inteiros de 1 a N, e mostre o resultado obtido.

1.2. Faça um algoritmo que leia um número N, calcule e mostre os N primeiros termos da seqüência de Fibonacci (0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, ...). O valor lido para N sempre será maior ou igual a 2.

1.3. Um número é dito perfeito quando é igual a soma dos seus divisores. Por exemplo, 6 é perfeito, uma vez que 6 = 3 + 2 + 1. Escreva um programa utilizando funções que determina se n (Número digitado pelo usuário) é perfeito.

1.4. Faça um programa que dado um valor inteiro e positivo, retorne se o mesmo é primo. Um número é dito primo se ele for divisível apenas por um (1) e por ele mesmo.

1.5. A série de FETUCCINE é gerada da seguinte forma: os dois primeiros termos são fornecidos pelo usuário; a partir daí, os termos são gerados com a soma ou subtração dos dois termos anteriores, da seguinte maneira:
Ai=Ai−1+Ai−2 para i ímpar
Ai=Ai−1−Ai−2 para i par
Criar um algoritmo em que imprima os N primeiros termos da série de FETUCCINE, sabendo-se que para existir esta série serão necessários pelo menos três termos.

1.6. Uma rainha requisitou os serviços de um monge e disse-lhe que pagaria qualquer preço. O monge, necessitando de alimentos, indagou à rainha sobre o pagamento, se poderia ser feito com grãos de trigo dispostos em um tabuleiro de xadrez, de tal forma que o primeiro quadro deveria conter apenas um grão e os quadros subseqüentes, o dobro do quadro anterior. A rainha achou o trabalho barato e pediu que o serviço fosse executado, sem se dar conta de que seria impossível efetuar o pagamento. Faça um programa para calcular o número de grãos que o monge esperava receber.

1.7. Dizemos que um quadrado perfeito é um numero cuja raiz quadrada é um número inteiro, isto é, a raiz quadrada de 4 é 2, ou 2 * 2 = 4. Sabemos o que a raiz quadrada é um cálculo lento quando comparado à operações como adição ou multiplicação. Implemente uma função que verifica se um número é um quadrado perfeito sem usar uma função que calcula raiz quadrada.

1.8. Faça um programa que informe se um dado ano é ou não bissexto. Obs: um ano é bissexto se ele for divisível por 400 ou se ele for divisível por 4 e não por 100.

1.9. Gere um número aleatório inteiro (utilize a função Random descrita abaixo) entre 0 e 100 e solicite um número ao usuário. O objetivo é que o usuário acerte o número gerado. Se o número digitado for menor que o gerado, diga “MAIOR”, se for maior diga “MENOR”, e solicite um número ao usuário novamente. Repita este processo até que o usuário acerte o número gerado. Após isso, informe em quantas tentativas o usuário acertou.
int numero;
Random rand = new Random();
numero = rand.Next(0, 101);
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Antigo 08-18-2010, 02:42 PM
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Pedir para os outros resolverem o teu exercicio não é legal, a ideia dos exercicios que alguem te passou é para vc exercitar e aprender tentando fazer..

Posso te ajudar a fazer, mas coloque a sua duvida de cada questão, me parecem bastante fácil eles, qual é a sua dificuldade em resolve-los, qual a sua duvida? que linguagem esta utilizando?
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Antigo 08-18-2010, 04:07 PM
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Vou comentar alguns exercicios pra vc tentar fazer ai, qualquer dúvida poste aqui.

Citação:
1.1. Faça um programa que leia um número N, some todos os números inteiros de 1 a N, e mostre o resultado obtido.
Neste aqui vc vai ler um numero inteiro N e usar um for, iniciando de 1 até o numero N que vc leu e ir somando.

Citação:
1.2. Faça um algoritmo que leia um número N, calcule e mostre os N primeiros termos da seqüência de Fibonacci (0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, ...). O valor lido para N sempre será maior ou igual a 2.
O termo da sequencia de Fibonacci é a soma do temo anterior com o seu anterior, por exemplo o 5º termo da sequencia de Fibonacci é soma do 4º termos com seu anterior (3º termo):

1º termo : 0
2º termo : 0+1 = 1
3º termo : 0+1 = 2
4º termo : 1+2 = 3
5º termo : 2+3 = 5
6º termo : 3+5 = 8
....
....

Citação:
1.3. Um número é dito perfeito quando é igual a soma dos seus divisores. Por exemplo, 6 é perfeito, uma vez que 6 = 3 + 2 + 1. Escreva um programa utilizando funções que determina se n (Número digitado pelo usuário) é perfeito.
Neste aqui vc vai usar a operação MOD que mostra o resto da divisão, então verifique se o resto da divisão é zero


Citação:
1.4. Faça um programa que dado um valor inteiro e positivo, retorne se o mesmo é primo. Um número é dito primo se ele for divisível apenas por um (1) e por ele mesmo.
Faz o MOD do numero lido com todos os seus anteriores, usando um for decrescente ate 2 e verifica se o resto é diferente de zero

Citação:
1.5. A série de FETUCCINE é gerada da seguinte forma: os dois primeiros termos são fornecidos pelo usuário; a partir daí, os termos são gerados com a soma ou subtração dos dois termos anteriores, da seguinte maneira:
Ai=Ai−1+Ai−2 para i ímpar
Ai=Ai−1−Ai−2 para i par
Criar um algoritmo em que imprima os N primeiros termos da série de FETUCCINE, sabendo-se que para existir esta série serão necessários pelo menos três termos.
Neste aqui tem que pensar um pouco, leia os dois primeiros numeros da serie e depois o termo a ser calculado, ai é so calcular usando a formula dada:
Ai=Ai−1+Ai−2 para i ímpar
Ai=Ai−1−Ai−2 para i par

Para saber se um numero é par ou ímpar basta fazer o MOD do numero por 2, resto zero é par, resto diferente de zero ímpar.

Faz um IF para verificar isso e calcula pela formula, com um for até chegar ao termo que vc quer

Citação:
1.6. Uma rainha requisitou os serviços de um monge e disse-lhe que pagaria qualquer preço. O monge, necessitando de alimentos, indagou à rainha sobre o pagamento, se poderia ser feito com grãos de trigo dispostos em um tabuleiro de xadrez, de tal forma que o primeiro quadro deveria conter apenas um grão e os quadros subseqüentes, o dobro do quadro anterior. A rainha achou o trabalho barato e pediu que o serviço fosse executado, sem se dar conta de que seria impossível efetuar o pagamento. Faça um programa para calcular o número de grãos que o monge esperava receber.
Esse exercicio aqui é classico, é um problema que ja foi da Classe NP, perceba que o numero de grão cresce de forma exponecial, um tabuleiro de xadrez tem 64 quadros e então a cada quadro o numero de grão dobra, existem várias soluções para este problema, a mais fácil, porém que demora mais para ser executada(quando é um valor muito alto), é simplismente um for de 1 até 64 onde vc vai dobrando o numero anterior, vai ficar assustado com o numero que grãos que a Rainha deveria pagar ao Monge!

Citação:
1.7. Dizemos que um quadrado perfeito é um numero cuja raiz quadrada é um número inteiro, isto é, a raiz quadrada de 4 é 2, ou 2 * 2 = 4. Sabemos o que a raiz quadrada é um cálculo lento quando comparado à operações como adição ou multiplicação. Implemente uma função que verifica se um número é um quadrado perfeito sem usar uma função que calcula raiz quadrada.
Esta parece ser dificil mas é facil, vc faz um for iniciando por 1 até um número (já explico qual), ai vc faz o quadrado de cada numero da interação do for e verifica se é igual ao numero que o usuário digitou, e verifique também se o resultado do quadrado não é maior que o numero que o usuário digitou, este vai ser o fim do for, se o resultado do quadrado for igual ao numero que o usuário digitou ai de um break e fale que é um quadrado perfeito.

Citação:
1.8. Faça um programa que informe se um dado ano é ou não bissexto. Obs: um ano é bissexto se ele for divisível por 400 ou se ele for divisível por 4 e não por 100.
Faci, facil! faz mod usando essa observação: um ano é bissexto se ele for divisível por 400 ou se ele for divisível por 4 e não por 100.

Citação:
1.9. Gere um número aleatório inteiro (utilize a função Random descrita abaixo) entre 0 e 100 e solicite um número ao usuário. O objetivo é que o usuário acerte o número gerado. Se o número digitado for menor que o gerado, diga “MAIOR”, se for maior diga “MENOR”, e solicite um número ao usuário novamente. Repita este processo até que o usuário acerte o número gerado. Após isso, informe em quantas tentativas o usuário acertou.
int numero;
Random rand = new Random();
numero = rand.Next(0, 101);
Esse é bem fácil tb, use a função Random e vai verificando se o numero que o usuário digitou é maior ou menor e vai contando até o numero de vezer que o usuário digitou o numero até acertar.
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