![]() |
|
|||
|
Tornando uma GTX295 ainda mais poderosa
Após realizar algumas modificações (hardmod), pode-se mesmo utilizando ar, obter um desempenho impressionante na placa de video. Para isso, recomendo qe apenas que já tem algum conhecimento de hardware (e soldagem) o faça. Levando-se em conta que para tabelas de Vid Table (as tabelas que devem ser seguidas para modificação de voltagem), "0" significa aberto e "1" significa fechado, foram deixados fechados apenas os 2 contatos indicados (2 para cada GPU, obviamente, por serem as GTX 295 "dual GPU) ![]() ![]() Foi utilizado a sequencia (de VID 0 até VID 7) 0-1-0-0-0-0-1-0 (mostrados os 2 fechados que equivalem aos de indicação "1"). Ficou desta forma, fornecido 1,2 V para a VGA em seus 2 GPUs, para qe desta forma fosse permitido o aumento de seu Clock no GPU. Mais alguma informação sobre outras "sequências" já testadas, no link abaixo: Single PCB GTX 295 Vcore mod - XtremeSystems Forums O valor de 1.2V já requer um sistema de refrigeração melhor que o stock (cooler original) e poderíamos ter aumentado mais ainda a voltagem para refrigeração extrema. No exemplo abaixo, eu utilizei a sequência 0-1-0 1-1-0-0-0 (cujas "demarcações" estão no link), o que me forneceu 1,44V e desempenho de 870/1250 Mhz Shader "linked", porém tive que abortar pois meus pots de nitrogênio não ficavam alinhados (devido aos conectores PCI ex) e o contato ficou comprometido, não permitindo que eu o fizesse por tempo suficiente para "tentativa de quebra de recordes". ![]() Comprei 2 Pots da Kingpincooling, e assim que estiverem na mão (a temerosa demora dos correios, rf, etc) tentarei novamente. Vale ressaltar que, a partir de 1,3V é necessário realizar o mod para OCP, este um pouco mais trabalhoso por ter que se utilizar um "trimpot" para cada GPU. Seguindo nossa idéia inicial, a demonstração para "humanos pouco menos anormais" (rsrsrs), que utilizam ar para refrigeração de seus componentes, fizemos uma adaptação com 3 fans de 12 cm (um central Delta de 220 CFM e dois laterais ADDA de 120 CFM), amarrados com uma fita especial para elétrica (pode-se usar outras "gambiarras" iguais, como velcro. Abaixo umas fotos da "adaptação" e umas screens de resultados: ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Conseguimos chegar a 800 Mhz/1222 Mhz estáveis, e o Clock do processador também poderia ter sido aumentado, porém como fizemos muitos ajustes e por muito tempo, registramos apenas estes resultados (igualmente impressionantes), os quais nos permitiram acrescentar mais de 50 pontos pro Team Adrenaline (e claro, pro Brasil). Com mais tempo e um pouco mais de ajustes, acredito que melhoraremos ainda mais estas marcas. Prova disso que como podem verificar, testes mais leves foram realizados com frequencias menores (o que deveria ser o inverso), e as frequências da GPU variaram de teste para teste (pois estavamos testando os ajustes) 3DMARK03 - 105545 Marks ![]() 3DMARK05 - 43451 Marks ![]() 3DMARK06 - 31304 Marks ![]() 3DMARK Vantage / Performance (obviamente com o Phys X desabilitado para validar o resultado) - 25168 Marks ![]() Depois mando mais coisas... É Brasil e Team Adrenaline na cabeça Importante: recomendo para quem gosta de Overclocking e especialmente benchmarks, porém cabe ressaltar que, assim como toda modificação física, envolve conhecimento e risco. Muita cautela e mão a obra ![]() P.S. me acompanharam nos testes: Dinho; Madeira (de volta à área do OC) e Maurício (aluno que parece ter ficado viciado em over...como eu...rsrsrs) "Dedico especialmente pra Fabi...que tá muito distante de mim mas não do meu pensamento" Abraxxxxxxxxx
|
|
||||
|
Mesmo assim, você alançou pontuações incríveis, como os 31k no 3dmark06.
Isso do Win 7 você consegue resolver fácil. Usa a build 7600, pelo menos até dia 22 (lançamento da oficial). Você chegou a fazer algo parecido com alguma GTX 295 dua-pcb?? Se tiver feito e puder passar o link, agradeço. Se puder postar aqui, melhor ainda pro fórum. Abraço.
i7 980X watercooled/ Asus Rampage III Extreme watercooled/ 6GB Corsair Dominator GT DDR3-2000 CL7/ 3x Gigabyte GTX580/ SSD Crucial C300 128GB+ 300GB VelociRaptor+ 4 Seagates (2x 500GB .12 raid 0+ 1TB .12 32MB + 3TB 32MB/ Enermax Galaxy Evo 1250W/ Corsair Obsidian 800D/ Dell U2711 27" |
|
|||
|
Não fiz pois a Dual é "Volterra", não precisa desse trabalho todo....rsrsrs
mas deve desmontar ela pra conseguir subir mais... Tenha certeza que a sua vga é premiada, pois subiu muito sem vc ter desmontado ela....acho que se rodar um furmark nesse estado com refrigeração stock...ela literalmente "queima". O biba do dinho me trouxe um W7 (eu uso no meu notebook), mas corrompeu depois de 20 min de uso...rsrsrs A pontuação do 3DMark06 é uma composição; parece que, mesmo aumentando um pouco a pontuação do CPU, a pontuação final se mantém semelhante. ![]() Com o XP ![]() Só aumentando mesmo um pouco o clock do CPU e um "tiquinho" o da VGA consegui aumentar... ![]() Vale ressaltar que após um nível de pontuação, fazer qualquer coisa é difícil (tanto que para apenas mais 750 Mhz conseguidos, a pontuação aumentou de 33 para 38 pontos somados pro Brasil) Abraxxxxxxx |
|
|||
|
fabrica um pot e refrigera ela com ln² =D
ASUS P5K SE/EPU - Core2Duo E8400 @ 3825Mhz - Cooler GeminII - XFX 9600GT @ 700 / 2000 Mhz - 4GB DDR2 Patriot 800Mhz 4-4-4-12 2.2v @900mhz 5-5-5-12 2.3v - Fonte CoolerMaster M520 - Gabinete CM690 "The minute they see me, fear me I`m the epitome - a public enemy Used, abused without clues I refused to blow a fuse They even had it on the news Don`t believe the hype ... " |
|
||||
|
Ronaldo, olhando seu teste eu vi que você tá usando o um driver bem antigo. Chegou a testar os mais recentes, 19x.xx ??
Esses mais recentes rendem bastante no Win 7 (vide minha pontuação) porém não rendem nada no XP. Aliás, minhas vga não sei porque não rende nada no XP. Eu testei com o dirver atual, deu pouco. Voltei pra o mais antigo que eu tinha aqui, continuou dando pouco. Mas quando eu falo "pouco", é "pouco" mesmo, veja: ![]() Cerca de 3 mil pontos abaixo do Win 7 nas mesmas condições. Vou procurar esse aí que você usou pra testar. Obs.: pontuação monstra no XP, 19º no hwbot, parabéns mais uma vez!!!!!
i7 980X watercooled/ Asus Rampage III Extreme watercooled/ 6GB Corsair Dominator GT DDR3-2000 CL7/ 3x Gigabyte GTX580/ SSD Crucial C300 128GB+ 300GB VelociRaptor+ 4 Seagates (2x 500GB .12 raid 0+ 1TB .12 32MB + 3TB 32MB/ Enermax Galaxy Evo 1250W/ Corsair Obsidian 800D/ Dell U2711 27" Última edição por WCRF; 10-18-2009 às 08:31 AM. |
|
||||
|
Atualizando a informação:
Quem quiser experimentar por conta e risco, existe um patch para o Gpu Voltage Tuner da EVGA, famoso GVT, que libera sua utilização em qualquer 295 (e não só da EVGA), além do uso de voltagem também liberada. Sem o patch o GVT só vai até 1188mV, e com o patch vai até 2000mV, não sendo necessária alteração física de solda na vga, apenas altamente recomendado a utilização de refrigeração adicional. ![]() Com esse patch, consegui alcançar esses clocks na minha vga: ![]() Porém, como eu disse, sem refrigeração adicional a coisa ferve e desanda, a pontuação foi 700 pontos menor que com a vga em 720mhz. Acho que vou precisar de um WC também nas gpus.
i7 980X watercooled/ Asus Rampage III Extreme watercooled/ 6GB Corsair Dominator GT DDR3-2000 CL7/ 3x Gigabyte GTX580/ SSD Crucial C300 128GB+ 300GB VelociRaptor+ 4 Seagates (2x 500GB .12 raid 0+ 1TB .12 32MB + 3TB 32MB/ Enermax Galaxy Evo 1250W/ Corsair Obsidian 800D/ Dell U2711 27" Última edição por WCRF; 11-08-2009 às 09:05 AM. |
![]() |
| Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | |
| Ferramentas do Tópico | |
| Modos de Exibição | |
|
|